Técnicos de Laboratórios de Saúde Pública do INS treinados em sequenciamento genético de patógenos

Sete técnicos de Laboratórios de Saúde Pública do Instituto Nacional de Saúde (INS) foram, recentemente, treinados em matérias de sequenciamento genético de patógenos. Trata-se uma capacitação que visa, entre outros objectivos, dotar os participantes de conhecimentos e habilidades para o uso destas matérias no contexto da vigilância genómica em Moçambique.

De acordo com os coordenadores da formação, os técnicos poderão entender as características genéticas dos patógenos em circulação, permitindo a identificação de variações genéticas, mutações e padrões de propagação. Neste sentido, Moçambique prepara-se para lidar, da forma mais eficaz, com pandemias e epidemias, promovendo uma resposta coordenada e baseada em evidências. Igualmente, vai garantir-se que a genómica desempenhe um papel fundamental na protecção da saúde da população.

Orientado por facilitadores do Laboratório de Biotecnologia e Genética do INS, o treino durou cinco dias, ao logo dos quais os participantes tiveram sessões práticas sobre extracção e amplificação de ácidos nucléicos, controlo de qualidade, preparação de bibliotecas e sequenciamento em plataformas de nova geração.

Outros temas abordados são: análise de dados de sequenciamento; aplicações de sequenciamento de nova geração na vigilância genómica; interpretação de dados de sequenciamento para a tomada de decisão em saúde pública; introdução à bioinformática e ferramentas de análise de dados de sequenciamento.

A coordenação explicou que a realização deste treino é justificada pela necessidade de expandir a capacidade de vigilância genómica no país, esperando-se que, posteriormente, os laboratórios de saúde pública do INS iniciem o sequenciamento genético de patógenos para responder a problemas pontuais de saúde pública.