Vigilância de base comunitária fundamental para detecção precoce de surtos de cólera
Moçambique tem registado, significativamente, a ocorrência de surtos de cólera em diferentes províncias. Por essa razão, segundo a explicação do coordenador do SIS-COVE, Celso Monjane, durante a segunda sessão plenária da Primeira Conferência sobre Transdisciplinaridade para Eliminação da Cólera, que iniciou hoje (29.07), a detecção precoce de surtos com base em iniciativas baseadas na comunidade é fundamental.
Celso Monjane falava sobre o tema “Detecção precoce de surtos da cólera através da vigilância baseada na comunidade-modelo de vigilância integrada”, durante o qual destacou a importância da Vigilância de base comunitária na detecção oportuna de surtos e redução do excesso de mortalidade, para uma resposta rápida e eficaz na contenção de surtos.
O orador referiu, ainda, que o Sistema Comunitário de Observação em Saúde e de Eventos Vitais (SIS-COVE), sob liderança do INS desde 2023, tem monitorado os óbitos e casos de cólera na comunidade de forma a apoiar na resposta a surtos e excesso de mortalidade.
A primeira Conferência sobre Transdisciplinaridade para Eliminação da Cólera realiza-se na cidade de Maputo sob o lema “Juntos pela eliminação da cólera” e termina amanha, 30 de Julho.