Abordagem multi-sectorial determinante para eliminação da cólera
O primeiro painel da 1ª Conferencia sobre Transdisciplinaridade para Eliminação da Cólera, que iniciou esta manhã na cidade de Maputo, debateu sobre Abordagem Multi-sectoral para Eliminação da Cólera.
Neste painel, que integrou os ministros de Saúde de Moçambique e do Malawi, das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, bem como o Coordenador do GTFCC, foi destacado a existência de várias estratégias a serem implementadas, entretanto, a sua execução tem sido deficiente, razão pela qual urge a necessidade de se continuar a trabalhar sobretudo na inclusão de acções específicas baseadas em evidências científicas.
Intervindo na ocasião, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, defendeu que para a eliminação da cólera é necessária uma abordagem enérgica e colaborativa, tendo destacado o papel de todas as forças vivas da sociedade na eliminação da doença.
“Embora concorde com o aspecto multissectoriedade, penso que estamos a deixar de fora o indivíduo que ele próprio deve ser responsável pela sua saúde”, disse, destacando, ainda, o papel activo dos municípios e entidades do governo, como é o caso do Ministério de Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, que deverá assegurar um saneamento adequado do meio.
Falando sobre a promoção do acesso à água potável, como parte de uma das estratégias para o controlo da cólera, o Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Mesquita, afirmou que o sector que dirige tem como estratégia de eliminação da cólera o acesso à água potável, saneamento seguro, para além da garantia de infraestruturas que promovam um abastecimento de água adequado para a população.
Além de Carlos Mesquita e Armindo Tiago, o referido painel de debate contou com a participação da Ministra da Saúde do Malawi, Khumbize Kandodo e o representante do GTFCC pelo combate à cólera, Phillippe Barbosa.