Defendido maior diálogo entre Institutos Nacionais de Saúde Pública e Conselhos Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP
A Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP) e os Conselhos Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) recomendaram a integração dos INSP nos CONSAN de cada país, com vista a permitir um maior diálogo na definição de estratégias e diretrizes de apoio na elaboração de instrumentos que favoreçam a segurança alimentar e nutricional.
A recomendação foi apresentada durante o encerramento da Reunião Conjunta entre os INSP e os CONSAN, que decorreu na última quinta-feira (08.06), nas instalações do INS, em Marracuene, província de Maputo.
Outra recomendação saída do encontro é a necessidade de indicação, a nível multilateral, de um ponto focal da RINSP da CPLP para integrar o CONSAN desta organização e, a nível nacional, a indicação de pontos focais dos INSP nos CONSAN nacionais.
Em Marracuene, os participantes da cerimónia de encerramento da reunião acima referida visitaram as instalações do INS, tendo tomado conhecimento sobre a história, valências, perspectivas e desafios da instituição. A visita às instalações foi orientada pelo Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo.
Participaram na visita e no acto de encerramento da Reunião Conjunta entre os INSP e CONSAN da CPLP os Directores dos Institutos Nacionais de Saúde Pública da CPLP, directores nacionais, chefes de departamento e outros quadros do INS.