Director-Geral do CDC-África considera INS um modelo para os PALOP e para o continente africano

O Director-Geral do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças de África (CDC-África), Jean Kaseya, visitou, nesta quarta-feira, a sede do Instituto Nacional de Saúde (INS), em Marracuene.

Durante a visita, guiada pelo Director-Geral do INS, Eduardo Samo Gudo, Kaseya percorreu os diversos laboratórios da instituição e interagiu com alguns responsáveis das unidades, mostrando-se impressionado com o funcionamento e a dedicação das equipas.

“Estou impressionado e quero felicitar a direcção-geral e toda a equipa do INS pelo excelente trabalho que têm vindo a realizar”, declarou, destacando a forma harmoniosa como a instituição integra os seus serviços e a capacidade de diversificar as parcerias.

“O INS, na qualidade de Centro de Excelência para os PALOPs — estatuto atribuído pelo CDC-África, é hoje uma referência para os países de língua oficial portuguesa, e estou certo de que, com este trabalho, pode atrair outros países e tornar-se um modelo para todo o continente africano”, afirmou.

A visita do Director-Geral do CDC-África às instalações do INS em Moçambique insere-se no âmbito da sua participação na reunião anual da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI), que tem lugar em Maputo e termina esta quinta-feira.