Discutida testagem especializada nos laboratórios de Saúde Pública de nível provincial
Terminou, nesta sexta-feira (18.08), em Maputo, uma oficina de trabalho de dinamização das actividades dos laboratórios de Saúde Pública nas diferentes áreas de actuação. Trata-se de um encontro organizado pela Direcção Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, que reuniu técnicos daquelas unidades laboratoriais de todas as províncias do país e discutiu temáticas ligadas à testagem especializada e ao fortalecimento da gestão da qualidade na resposta a emergências de saúde pública nos referidos laboratórios.
No acto de abertura da oficina, que durou cinco dias, o Director Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, Nédio Mabunda, abordou o papel deste tipo de laboratórios, destacando que estes devem focar em abordagens de dimensão comunitária e não individual, bem como devem trazer resposta a perguntas não respondidas em laboratórios clínicos.
Durante a oficina, as discussões estiveram ligadas ao referenciamento e testagem a nível das províncias, biossegurança no contexto de patógenos de elevado risco e sistema de qualidade laboratorial, sendo que o objectivo é que cada um dos laboratórios instalados a nível provincial seja referência para o diagnóstico de doenças com importância em saúde pública.
Durante a oficina, foram discutidos tópicos relevantes, com ênfase para o conceito de laboratório de Saúde Pública, esclarecimento de casos indeterminados de HIV, melhoria do desempenho e controlo da qualidade interna, biossegurança, avaliação externa da qualidade, colheita, referenciamento de amostras, diagnóstico da cólera e notificação de casos suspeitos de Ébola e Marburg.