EDCTP treina investigadores, financeiros e gestores de projectos implementados em Moçambique
A cidade de Maputo acolheu, há dias, um treino dos principais investigadores, gestores e financeiros dos projectos financiados pela European and Developing Countries Clinical Trials Partnership (EDCTP – Parceria em Ensaios Clínicos entre Países Europeus e em Desenvolvimento), implementados em Moçambique.
O treino, com duração de dois dias, foi realizado com o principal objectivo de reforçar a capacidade de gestão financeira e de projectos dos participantes, proporcionando-lhes conhecimentos e competências sobre os projectos da EDCTP necessários para implementar, gerir e reportar, satisfatoriamente, os aspectos financeiros dos referidos projectos.
O grupo de formandos juntou investigadores, gestores e financeiros do Instituto Nacional de Saúde (INS), Universidade Eduardo Mondlane, Comité Nacional de Bioética para a Saúde, Universidade Lúrio, Centro de Investigação em Saúde da Manhiça e de uma instituição do Reino de Essuatíni.
O treino precedeu uma visita feita pelos formadores (representantes da EDCTP) ao INS hoje (12.07) no contexto da monitoria dos projectos da EDCTP em curso no INS. Na ocasião, os visitantes realizaram uma auditoria ao INS para monitorar o estudo LIFE2SCALE.
A EDCTP é uma parceria público-pública entre instituições mandatadas pelos governos nacionais da Europa e da África Subsariana. É apoiada pela União Europeia e foi criada com a missão de aumentar a capacidade de investigação e acelerar o desenvolvimento de intervenções médicas novas ou melhoradas para a identificação, tratamento e prevenção de doenças infecciosas relacionadas com a pobreza, incluindo as emergentes e reemergentes.