Encerra primeira coorte de formação em epidemiologia de campo na região Centro
Encerrou, há dias, na cidade da Beira, província de Sofala, a 1ª coorte do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo (FETP) do nível intermédio, implementado na região Centro do país.
A Coordenadora do referido programa, Faiza Salle, que dirigiu a cerimónia, destacou a relevância do treinamento e da prontidão em saúde pública para fazer face aos recorrentes surtos de doenças infecciosas que têm assolado o país.
Com duração de nove meses, o treinamento abrangeu formandos provenientes das quatro províncias da região e focou nas habilidades práticas de vigilância, investigação de campo, colheita e análise de dados, e comunicação científica.
Ao todo, foram graduados 11 profissionais de Saúde, entre os quais responsáveis provinciais de vigilância, pontos focais de vigilância e gestores de dados.
Os graduados ressaltaram a importância da formação na melhoria da resposta às emergências de saúde pública, tendo, na ocasião, apresentado trabalhos sobre doenças de notificação obrigatória, relevantes para a saúde pública do país.
As apresentações incluíram avaliações de sistemas de saúde, análises de dados secundários, inquéritos de cobertura vacinal e investigações de surtos. O ponto mais alto da cerimónia foi a entrega de certificados de participação aos graduados pelos delegados e médicos-chefes das referidas províncias.
O evento teve lugar no dia 31 de Maio último e contou com a presença dos médicos-chefes das referidas províncias e delegados do Instituto Nacional de Saúde de Sofala, Tete e Zambézia.
Em Moçambique, o FETP foi estabelecido em 2010 pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Pública e a Faculdade de Medicina, contando com o apoio de técnicos dos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças.