Estudantes do PhD4moz aprendem como tirar melhor proveito do programa
Um grupo de estudantes e supervisores do programa PhD4Moz, uma iniciativa de fortalecimento da formação pós-graduada de nível de doutoramento, implementado pelo Instituto Nacional de Saúde, participou duma sessão interactiva, durante a qual discutiu sobre como tirar o melhor proveito desta iniciativa.
A sessão foi facilitada por Joana Palha, membro do Comité Executivo do PhD4Moz e do Labeling Board do ORPHEUS, que, ao longo da sua intervenção, destacou algumas qualidades e responsabilidades que um candidato ao PhD deve possuir.
“O candidato ao PhD deve ter habilidades de trabalhar de forma independente, gostar de aprender, ser curioso e dedicado, resiliente, ter um pensamento crítico, ser capaz de resolver problemas, criativo, versátil e deve reconhecer a oportunidade certa para ir atrás de assistência”, vincou Palha.
Relativamente ao supervisor, a facilitadora explicou que este deve ser qualificado em termos profissionais e académicos, devendo estar disponível para atender às necessidades dos estudantes, ser capaz de liderar, monitorar e acompanhar o tutorando durante a sua carreira académica.
“É importante satisfazer as expectativas na elaboração de um projecto viável, obedecer e estabelecer marcos, anticipar riscos, mitigar planos e nomear um comité consultivo, identificando as habilidades que requerem desenvolvimento”, apontou.
A interlocutora acrescenta que o supervisor e o seu tutorando devem estabelecer uma rotina que lhes permita entrar em contacto um com o outro, concordando com a frequência dos encontros, incluindo a sua modalidade, as datas e decisões entre si tomadas.
“É fundamental entender os estágios do doutorado, sua trajectória emotiva e intelectual, seus desafios específicos em cada fase, a considerar o início, desenvolvimento e conclusão.
Um dos objectivos do PhD4Moz é melhorar a relação de orientação, oferecer estratégias para planear e gerir o percurso doutoral, tendo como foco o papel activo do estudante no seu desenvolvimento académico e científico.
