Estudo aponta intervenções para melhorar utilização de serviços de aconselhamento e testagem de HIV por profissionais de Saúde

O receio de sofrer estigma e discriminação no local de trabalho, o medo de obter um resultado positivo, a falta da cultura de testagem rotineira e a fraca confidencialidade do provedor de saúde constituem factores que afectam, negativamente, a utilização dos serviços de testagem de HIV pelos trabalhadores de Saúde da cidade de Xai-Xai. Estas são constatações de um estudo da autoria do assessor de Monitoria e Avaliação na Direcção Provincial de Saúde de Xai-Xai, Augusto Mabjaia, que, para reverter este cenário, propõe intervenções a vários níveis.

O autor recomenda, a nível do provedor, a sensibilização dos trabalhadores para adirirem às consultas periódicas de rastreio e a formação de uma equipa competente e completa para trabalhar no gabinete da consulta do trabalhador. A nível do Ministério da Saúde,  a recomendação consiste na implementação da paragem única nas consultas do trabalhador e na legalização da auto-testagem de HIV em Xai-Xai, como forma de aumentar os níveis de testagem entre os profissionais.

O estudo foi realizado com o objectivo analisar os factores que influenciam o uso dos serviços de aconselhamento e testagem em HIV pelos profissionais de Saúde, com vista a sugerir intervenções que melhorem a utilização destes serviços.

Intitulado “Determinantes para o Uso dos Serviços de Aconselhamento e Testagem em HIV pelos Profissionais de Saúde da Cidade de Xai-Xai”, o trabalho analisou, adicionalmente, se a auto-testagem formal pode aumentar a utilização dos serviços de aconselhamento e testagem em HIV por esta classe profissional.

Os dados foram obtidos entre Setembro e Outubro de 2020, tendo participado da pesquisa nove trabalhadores em regime especial de saúde em Xai-Xai. O desejo de saber o seroestado em relação à doença por parte destes profissionais é apontado pelo autor como factor positivo na utilização dos referidos serviços.

 O estudo foi apresentado na última quinta-feira (28.07), na cidade de Xai-Xai, no âmbito da realização do Dia Aberto de Pesquisa da Província de Gaza, um evento organizado pela Direcção Provincial de Saúde e pelo Serviço Provincial de Saúde, por intermédio do Núcleo Provincial de Pesquisa, em coordenação com o Instituto Nacional da Saúde, Elisabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation e The Aurum Institute.

O objectivo do evento consistia na divulgação de resultados de pesquisas realizadas a nível daquela província e nas partilha de experiências entre diferentes instituições que realizam e gerem pesquisas.