Estudo nOPV2 chega à cidade de Nampula

Depois de se ter iniciado na cidade de Maputo, em Agosto passado, o estudo sobre avaliação da segurança da vacina nOPV2 em mulheres grávidas arrancou em Outubro no Centro de Saúde 25 de Setembro, na cidade de Nampula.

De carácter observacional caso-controlo, o estudo é levado a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e está centrado na resposta à emergência dos surtos do poliovírus derivados da vacina e estirpes de campo, reportados recentemente no país.

O estudo tem por finalidade medir o número de casos de parto prematuro, baixo peso ao nascer, morte neonatal, bebés que nascem com problemas congénitos e o número de casos de morte em mulheres grávidas que partilhem residência com menores de cinco anos de idade, imunizadas com a vacina PT Bio Farma Novel Poliomielite Oral Tipo 2, em comparação com mulheres grávidas sem crianças vacinadas.

Para o efeito, a equipa do nOPV2 escalou o Centro de Saúde 25 de Setembro, a primeira unidade sanitária seleccionada para o estudo ao nível da província de Nampula.

O coordenador-geral do estudo e pesquisador no INS, Assucênio Chissaque, fez uma avaliação positiva da implementação do estudo, a olhar, sobretudo, pelo interesse das gestantes em participar.

Chissaque explica as razões que concorreram para a inclusão da província de Nampula no estudo, destacando o facto de este ponto do país ter sido abrangido pela campanha da vacina nOPV2.

“A campanha de vacinação com a vacina nOPV2 decorreu nas províncias de Nampula e Cabo Delgado de 28 de Abril a 01 de Maio do ano em curso e não abrangeu a região sul do país. Por esta razão, seleccionou-se Maputo como província de controlo e Nampula como província de caso, por esta última ter sido abrangida pela vacina nOPV2”, disse.

O arranque do estudo foi antecedido por um treino que incluiu temas como: objectivo do estudo, metodologia, princípios de ética na pesquisa envolvendo seres humanos, consentimento informado e um clube da ciência, no qual se discutiram matérias sobre a pólio em Moçambique e a nível global, abrangendo 23 profissionais de saúde, com duração de quatro dias.

No acto da abertura do treino, o co-investigador principal do estudo e Delegado do INS em Nampula, Américo Barata, sublinhou a importância do projecto, que constitui uma forma de controlo da pólio no país.

“Este é um momento bastante importante para o INS, pelo facto de estarmos a levar a cabo um projecto de pesquisa de extrema relevância, tendo em conta que Nampula é um dos pontos onde se tem verificado a ocorrência da pólio”, disse.

Orientado pelos membros de coordenação do projecto, nomeadamente Nilsa de Deus (Investigadora Principal), Assucênio Chissaque (Coordendor-geral), Adilson Bauhofer (Gestor de dados) e Carmélia Massingue (activista social), a capacitação decorreu entre os dias 27 e 30 de Setembro.

O treino abarcou médicos, enfermeiros e pediatras do Hospital Geral de Marrere e do Centro de Saúde 25 de Setembro, para além de técnicos do Hospital Central de Nampula, dos Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Acção Social, bem como estagiários do projecto em Nampula.

Ao todo, espera-se incluir 313 gestantes no Centro de Saúde 25 de Setembro, com uma meta diária de 15 participantes no período de dois meses. No caso de não se conseguir alcançar o tamanho amostral (313), a equipa vai escalar o Hospital Geral de Marrere como alternativa para atingir a cifra esperada.

Em Maputo, o nOPV2 está a ser implementado nos Centros de Saúde 1 de Junho e José Macamo, onde já foram incluídas quase 400 gestantes das 938 esperadas.