FETP prepara modelo de formação de epidemiologistas de campo à distância

O Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (FETP-Moçambique), a Divisão de Formação em Saúde Pública do Instituto Nacional de Saúde e o programa Telessaúde do Ministério da Saúde realizaram, recentemente, um workshop de preparação do pacote de formação do nível Linha de Frente para a implementação do modelo de educação à distância, com foco na estruturação e padronização dos conteúdos.

De acordo com os organizadores da actividade, esta a abordagem visa modernizar os materiais pedagógicos, ampliar o acesso à formação em todo o país e facilitar a réplica do curso, de forma eficiente e sustentável.

Entre as inovações, destaca-se a migração do conteúdo para a plataforma de Telessaúde, prevendo-se que a formação integrada nesta plataforma esteja disponível no início do próximo ano.

O workshop contou com a participação de representantes do Instituto Superior de Ciências de Saúde, dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos em Moçambique, facto que possibilitou uma abordagem técnica alinhada aos objectivos do programa e à garantia da qualidade da formação oferecida.