Gaza realiza 5º Dia Aberto de Pesquisa em Saúde com foco na promoção de uso de evidência científica

Iniciou hoje (12.06), no distrito de Bilene, o 5º Dia Aberto de Pesquisa da Província de Gaza, evento organizado com o objectivo de aproximar a comunidade académica, profissionais de saúde, estudantes e público em geral das investigações desenvolvidas em diversas áreas de saúde naquele ponto do país.

O Dia Aberto de Pesquisa da Província de Gaza é organizado pelas autoridades de saúde locais, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde (INS) e parceiros de cooperação. O evento decorre sob o lema “Tomada de decisões baseada em evidência: uma abordagem inovadora para a saúde pública”.

No acto de abertura do evento, o director do Serviço Provincial de Saúde de Gaza, Sílvio dos Santos, manifestou satisfação com a realização da actividade, salientando que esta celebra o conhecimento, a inovação e a colaboração em prol da saúde pública e do bem-estar da sociedade.

“Hoje é um dia para partilhar descobertas, trocar experiências, fortalecer parcerias e, sobretudo, valorizar o papel da ciência na construção de um futuro mais saudável para todos e a tomada de decisões baseadas em evidências”, disse, fazendo votos de que o evento seja um marco na construção duma província mais saudável, com sistemas de saúde cada vez mais resilientes e preparados para enfrentar os desafios presentes e futuros.

Por seu turno, o Representante do INS, Nédio Mabunda, congratulou a província de Gaza pela qualidade constante do evento, ressaltando que a província é pioneira na realização deste tipo de eventos ao nível provincial, fora das instituições de investigação e, hoje, serve de modelo para outras províncias.

Nédio Mabunda, ainda, elogiou a província em relação à matéria de gestão da pesquisa, preconizada pela Lei de Investigação em Saúde Humana, assinalando que esta consegue gerir e coordenar a investigação, e vincou a necessidade de os pesquisadores investirem no conhecimento deste instrumento, para assegurar uma investigação de qualidade e em conformidade com o quadro jurídico legal moçambicano.

Por sua vez, Laison Daniel, do Centro de Colaboração em Saúde (CCS), em representação dos Parceiros de Cooperação, assinalou o crescimento da província de Gaza no ramo da investigação em saúde e defendeu a necessidade de as pesquisas realizadas impactarem a população local.

“O lema deste evento é usado no nosso dia a dia. Queremos influenciar políticas e queremos que estes resultados sejam usados a nível local, por isso temos de investir na monitoria para não terminarmos na apresentação. Que estas pesquisas sejam usadas e se reflictam nos utentes dos serviços de saúde, ou seja, a nossa populaçsão”, vincou.

A província de Gaza realiza anualmente eventos similares desde 2019, tendo interrompido durante a restrição imposta pela COVID-19. Os principais objectivos consistem em monitorar estudos realizados na província, promover a divulgação dos trabalhos de pesquisa realizadas na província e apoiar-se dos mesmos para reflexão, mudanças de práticas sectoriais ou políticas de saúde.

O evento junta diversas pessoas ligadas à área de saúde, investigadores, médicos-chefes distritais, responsáveis de programas de saúde a nível provincial, professores, estudantes, entre outros.