Inquérito sobre risco de doenças crónicas não transmissíveis arranca em Julho
O Instituto Nacional de Saúde (INS) está na fase final de preparação do Inquérito Nacional de Prevalência e Factores de Risco de Doenças Crónicas Não Transmissíveis (InCRÓNICA-2024), que vai ter lugar em Julho próximo em todo o país.
Organizado pelo INS, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, o InCRÓNICA é financiado pelo Alto Comissariado do Canadá e tem como objectivo avaliar aspectos definidos do estado de saúde dos moçambicanos em relação à prevalência de determinantes de doenças não transmissíveis e seus factores de risco.
Neste momento, a equipa de organização ja dispõe de de todo o material e equipamento médico inerente ao estudo, com destaque para balanças digitais, monitores de tensão arterial, analisadores profissionais cardiocheck e pipetas. O material vai ser usado na recolha de dados importantes da população-alvo.
Nos próximos dias, vai arrancar a formação dos inquiridores a serem envolvidos na actividade, com vista à produção de dados actualizados para melhor informar o desenvolvimento de programas e políticas de prevenção e tratamento das referidas doenças, para além da promoção de estilos de vida saudáveis para a população.