INS apoia PALOP na melhoria da qualidade de diagnóstico laboratorial

Um grupo de oito técnicos dos laboratórios nacionais de Referência da Tuberculose de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe participaram, recentemente, em Maputo, num curso de actualização da norma ISO 15189:2022, sob coordenação do Instituto Nacional de Saúde (INS), em coordenação com o Laboratório Supranacional de Uganda.

Com a formação, espera-se que os participantes adquiriram conhecimentos e competências para planificar, implementar, monitorar e acompanhar o sistema de gestão de qualidade laboratorial.

Igualmente, é expectativa que os participantes sejam capazes de interpretar as cláusulas da norma, descrever o papel e responsabilidades do laboratório na implementação dos sistemas de gestão de qualidade nos seus países.

A formação teve lugar no âmbito duma iniciativa inserida no Programa de Resposta e Resiliência de Preparação para Emergências Sanitárias na África Oriental e Austral, tendo sido promovida pela Comunidade de Saúde de África Oriental, Central e Austral.

O curso foi antecedido pela realização, por técnicos do INS, em Outubro último, de auditorias de qualidade em cinco laboratórios clínicos de São Tomé e Príncipe, com o objectivo de avaliar o nível de implementação do sistema de gestão de qualidade naqueles laboratórios e emitir recomendações para melhorias.