INS aprimora métodos de planificação e gestão de recursos humanos
A Direcção-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou, na última terça-feira (15.08), na província de Maputo, uma oficina de trabalho para aprimorar mais as metodologias de planificação e gestão de recursos humanos.
A oficina foi orientada por especialistas da área de gestão de recursos humanos do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças de África (África CDC) e Jhpiego, de forma presencial e remota, abordando temas como a missão e visão do INS, análise institucional e desafios dos recursos humanos do INS, a experiência na gestão de talentos durante o desenvolvimento institucional do África CDC, perspectivas e enfoques actuais sobre gestão de talentos nas organizações.
Falando no acto de abertura do evento, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, ressalvou a necessidade de todos os gestores do INS tratarem os recursos humanos como um recurso valioso que não se compara com nenhum outro.
Igualmente, o dirigente referiu que o INS é uma instituição peculiar, pela sua competência e pelos seus atributos, pelo que precisa de ter recursos humanos que tenham paixão por aquilo que fazem.
“Temos que garantir que captamos, treinamos, retemos e estimulamos os nossos recursos humanos”, vincou, indicando a necessidade de se cultivar o espírito de família, interajuda, respeito mútuo, entre outros valores. A oficina contou com a presença de directores nacionais do INS, chefes de departamentos autónomos e centrais, delegados provinciais e outros técnicos.