INS e CISM trabalham para o fortalecimento da colaboração Técnico-Científica

O Instituto Nacional de Saúde (INS) e o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) estão a trabalhar no sentido de dar novo ímpeto à colaboração inter-institucional, tornando-a mais abrangente nas áreas de vigilância, investigação científica, sistemas de laboratório, formação e comunicação em saúde.

As equipas do INS e do CISM, lideradas pelos respectivos Directores-Gerais, nomeadamente, Eduardo Samo Gudo e Francisco Saúte, reuniram-se na última segunda-feira, 17 de fevereiro corrente, em Marracuene, província de Maputo, para a discussão sobre as principais áreas de colaboração entre as duas instituições.

Segundo a Chefe do Departamento de Gestão e Coordenação da Investigação em Saúde no INS, Júlia Sambo, o objectivo do trabalho em curso é revigorar a colaboração, garantir que as duas instituições maximizam as oportunidades e capacidades, partilhem infra-estruturas, recursos humanos e materiais, e conhecimentos em prol do bem-estar da população moçambicana.

Os trabalhos em curso que deverão culminar com a assinatura de um memorando de entendimento mais abrangente, iniciaram-se no ano passado, com a criação de um grupo técnico constituído pelas duas partes.