INS lança Plataforma de Monitoria de Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde da Província Sofala
O Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou o lançamento da Plataforma de Monitoria de Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde da Província de Sofala. O acto de lançamento da plataforma designada ALIVE decorreu no dia 06 de Agosto do ano em curso a margem do primeiro Simpósio sobre o Clima e Saúde em Sofala, cuja abertura foi presidida pela Secretária de Estado de Sofala, Cecília Chamutota.
A plataforma em alusão está sendo estabelecida de forma piloto em três distritos severamente afectados pelo Ciclone IDAI, nomeadamente Búzi, Dondo e Nhamatanda.


Como parte das actividades iniciais desta plataforma, entre os dias 07 a 12 de Agosto, foram realizadas sessões de ‘’Construção de Modelos de Grupo’’ como parte do processo de construção de resiliência climática no sector de saúde.
Esta é uma iniciativa piloto em Moçambique que poderá servir de modelo para implementação em outras partes do nosso país.
A plataforma ALIVE foi lançada sob o lema ‘’Garantindo a Prestação de Serviços de Saúde durante os desastres induzidos pelo Clima’’.