INS reflecte sobre papel da pós-graduação no fortalecimento dos sistemas de saúde

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Brasil), realizou, na manhã desta quarta-feira (13), na cidade de Maputo, uma palestra subordinada ao tema “Desafios para o fortalecimento dos sistemas de saúde: O papel da pós-graduação”, ministrada pela Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da FioCruz, Cristiani Vieira.

Realizado em formato híbrido (presencial e virtual), o evento tinha em vista reflectir em torno dos principais problemas de saúde pública que constituem desafio para os sistemas de Saúde, bem como discutir o papel da pós-graduação na resposta às diversas condições de saúde no país.

Na ocasião, o Director-Geral do INS, Ilesh Jani, que procedeu à abertura da referida palestra, que serviu de aula inaugural dos cursos de especialidade ministrados no INS, esclareceu que a iniciativa da realização da palestra surge no contexto das acções criadas para acelerar a pós-graduação, com destaque para a parceria com a FIOCRUZ.

“Na área da pós-graduação, temos realizado parcerias com instituições dentro e fora do país, como é o exemplo da cooperação entre o INS e a FIOCRUZ desde 2008, na implementação de mestrados em ciências de saúde e sistemas de saúde, cursos que são titulados por aquela organização brasileira, porém leccionados no INS”, destacou. A palestra contou com a presença de representantes do INS, Organização Mundial da Saúde, antigos estudantes da FIOCRUZ em Moçambique, estudantes e estagiários dos cursos de especialidade, entre outros convidados.