INS representado na 11ª Conferência Científica Global da TEPHINET

A directora do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo (FETP) em Moçambique, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde, Cynthia Baltazar, participou, como painelista, da 11ª Conferência Científica Global da TEPHINET, que teve lugar na cidade do Panamá, entre dias 4 e 9 de Setembro corrente.

O Painel intitulado “Tornando-nos Melhores Antepassados: 9 Licções para Mudar o Mundo” debruçou-se  nas licções que podemos aprender com a erradicação da varíola,  um temido flagelo da humanidade por milhares de anos, causando a morte de perto de 300 milhões de pessoas. Há 42 anos, a erradicação completa dessa doença tonou-se uma das maiores conquistas de saúde pública de todos os tempos. Mas, enquanto celebramos essa conquista e damos-lhe um lugar central de honra na história. Nos dias actuais, enfrentamos novos desafios para nossa saúde e bem-estar de várias frentes, o que nos leva a reflectir melhor sobre as ameaças que surgirão no futuro. Vamos nos tornar melhores ancestrais, concentrando-nos nas licções que podemos aprender com a erradicação da varíola e transmiti-las aos futuros líderes da saúde global em todo o mundo. Drs. Bill Foege e Mark Rosenberg tiraram 9 licções da erradicação da varíola e as transformaram em uma série de vídeos – Tornando-nos Melhores Antepassados: 9 Licções para mudar o mundo.

Cynthia Baltazar integrou um painel composto por quatro membros, que debateu sobre como os FETPs, os ministérios da saúde e líderes políticos podem utilizar as nove licções para melhorar os resultados de saúde pública nacional e global.

Na ocasião, o painel assinalou que, frequentemente, a razão principal pela qual muitos problemas de saúde pública persistem é o facto de a estrutura, em parte ou às vezes toda, não ser aplicada.

O apelo mais saliente lançado durante a conferência foi: “Vamos nos tornar melhores ancestrais, concentrando-nos nas licções que podemos aprender com a erradicação da varíola e transmiti-las aos futuros líderes da saúde global em todo o mundo”.

As referidas licções estão disponíveis na página: https://www.9lessons.org/