INS reunido em Conselho Consultivo

A Direcção do Instituto Nacional de Saúde está, desde terça-feira (25.02), reunido em Conselho Consultivo, na província de Maputo. A reunião anual tem como objectivo avaliar o desempenho da instituição durante o ano 2024 e reflectir sobre os principais desafios que se colocam à instituição no presente e futuro.


Falando durante a sessão de abertura da reunião, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, explicou que o Conselho Consultivo do INS é o órgão mais importante da instituição para a tomada de decisão, sendo, por isso, importante a discussão aberta e franca de todos os participantes.


O dirigente indicou que, ao longo de 2024 o INS registou avanços importantes, entre as quais destacou a aprovação do novo estatuto orgânico do INS, a aprovação do regulamento da lei de investigação em saúde humana, aprovação da Agenda de investigação em saúde e a inauguração do laboratório de saúde pública de Manica, entre outros.


O Director-geral do INS sublinhou a importância da melhoria dos processos de planificação, gestão, coordenação e comunicação das actividades de modo a elevar a eficácia, eficiência e impacto das acções implementadas pela instituição.


O conselho consultivo do INS tem a duração de 3 dias, e tem na agenda, para além da apresentação e discussão dos relatórios de actividades referentes ao ano 2024, a reflexão sobre estratégias para o fortalecimento das delegações do INS ao nível provincial; melhoria da planificação, gestão, coordenação e comunicação na instituição.


Para além do Director-geral e Director geral-adjunto do INS participam da reunião os directores de divisão, chefes de departamentos e repartições autónomas, coordenadores dos programas científicos da instituição, delegados dos INS ao nível provincial, entre outros convidados.

A reunião termina esta quinta-feira.