Intervenção multissectorial melhora acesso a cuidados de saúde para deficientes

Resultados de um estudo apresentado hoje (28), durante as III Jornadas de Saúde da Região Centro – Tete 2022, indicam que aproximadamente 10 por cento da população de adolescentes e jovens com deficiência em três distritos da província de Tete conseguiu aceder ao Serviço Amigo do Adolescente e Jovem (SAAJ), graças à intervenção multissectorial nas comunidades.

Segundo o autor do estudo, Dom Aleft, apesar da prevalência dos desafios em relação ao acesso do referido serviço pelo grupo em menção, o resultado acima apontado é positivo.

“Este trabalho de envolvimento comunitário, realizado através duma aproximação multissectorial, revelou-se um factor importante para melhorar o acesso à saúde para adolescentes e jovens com deficiência”, disse, acrescentando que, para um resultado significativo e durativo, a colaboração não se deve limitar à área de saúde, devendo também incluir as áreas de educação, serviços sociais registo e notariado e todos os actores da sociedade civil.

A pesquisa foi realizada nos distritos de Angónia, Moatize e cidade de Tete, com o objectivo de melhorar o acesso ao SAAJ para adolescentes e jovens com deficiência.