Investigação com base em prioridades locais entre os desafios de Álvaro Ernesto

O recém-empossado Delegado do Instituto Nacional de Saúde (INS) em Cabo Delgado, Álvaro Ernesto, foi desafiado pelo Secretário de Estado naquela província do norte país, António Supeia, a desenvolver a investigação clínica, epidemiológica e sócio-antropológica com base nas prioridades locais.

Igualmente, de acordo com Supeia, o Delegado do INS deverá avaliar as tecnologias aplicadas à prevenção e controlo de doenças, contribuir para o diagnóstico laboratorial face aos surtos epidémicos, assim como realizar o controlo de qualidade das análises laboratoriais.

A tomada de posse de Álvaro Ernesto teve lugar nesta quinta-feira (26.01) no Gabinete do Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, na mesma cerimónia em que, igualmente, tomaram posse outros quadros, nomeadamente a Directora do Serviço Provincial dos Combatentes, Jesuina Nangundo, o Médico-chefe provincial, Édson Fernando, e a Chefe do Departamento de Contabilidade Pública no Serviço Provincial de Economia e Finanças, Artemisa António.

Cerimónia de tomada de posse

Supeia apelou a todos os empossados a privilegiarem o trabalho em equipa, guiando-se pela humildade, integridade e defesa dos interesses do Estado. Na mesma senda, desafiou-os a trabalharem em observância das regras que norteiam a gestão da coisa pública, distanciando-se de males como a corrupção, o nepotismo e o burocratismo.

“A Província de Cabo espera de vós trabalho abnegado e atitude proactiva nas funções e tarefas que vos são confiadas pelo Estado, para que, a cada dia, tenhamos resultados visíveis, com impacto directo no seio da nossa população e dos utentes dos nossos serviços”, disse.

Participaram do evento diversas personalidades da província, com destaque para o Juíz Presidente do Tribunal Judicial Provincial, a Juíza do Tribunal Administrativo Provincial, o Procurador provincial-chefe e o Presidente da Assembleia Provincial de Cabo Delgado. Álvaro Ernesto é formado em Medicina Geral na República Popular da China. Ele possui uma longa experiência na área de saúde, tendo trabalhado como médico clínico geral e desempenhado as funções de Director clínico do Hospital Rural de Ribáue e de Médico-chefe distrital.