Investigadores do INS participam da reunião da OMS sobre VSR no Perú
Dois investigadores do Instituto Nacional de Saúde (INS) participaram, recentemente, da reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Lima, no Perú, sobre a vigilância do Vírus Sincicial Respiratório (RSV), realizada com o objectivo de analisar o progresso e implementação de padrões na vigilância do vírus, como parte de um sistema global de expansão e integração de vigilância e resposta à gripe.
Trata-se de Almiro Tivane e Edi Fulai, que se juntaram a outros especialistas de laboratório e parceiros para discutir a operacionalização do referido sistema.
Entre os tópicos de discutidos, destacam se os progressos da vigilância do RSV, estimativa do peso de RSV, introdução da vacina RSV e a implementação de padrões laboratoriais para o RSV, abordados com o objectivo de colmatar lacunas nos procedimentos da vigilância e identificar áreas que carecem de melhorias.
Com duração de cinco dias, o evento foi dividido em duas partes. A primeira foi consagrada a um treino e discussão sobre metodologias, análises de dados e resultados da carga da doença por RSV. A segunda foi dedicada à avaliação dos progressos, padronização dos procedimentos e definição do roadmap para os próximos três anos.
O RSV é um das principais causadores de infecções agudas de trato respiratório inferior e hospitalização de bebés e crianças em todo o mundo.