Ministro da Saúde Empossa Directora de Divisão, Chefes de Gabinete e Chefes de Departamentos Centrais e Autónomos do INS

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, conferiu posse a quadros do Instituto Nacional de Saúde (INS), recentemente nomeados à luz da implementação do novo Decreto de adequação da natureza, atribuições e competências da instituição, aprovado em 2024.

Durante o acto que teve lugar na manhã de hoje, quinta-feira, 07 de Agosto corrente, em Maputo, o Ministro da Saúde empossou a Dra Sesaltina Monteiro ao cargo de Directora da Divisão de Formação em Saúde Pública , o Dr. Artur Manhiça ao cargo de Chefe do Gabinete para Assuntos Jurídicos, a Dra Fátima Mecupa ao cargo de Chefe do Gabinete de Auditoria e Controlo Interno, a Dra Sheila Matusse ao cargo de Chefe do Departamento Central e Autónomo de Administração e Finanças, a Dra Carla Madeira ao cargo de Chefe do Departamento Central e Autónomo de Gestão de Qualidade e Dra Marina Brito ao cargo de Chefe do Departamento Central e Autónomo de Aquisições.


Intervindo na ocasião, o Ministro da Saúde convidou aos empossados a buscar respostas inovadoras para os desafios que se apresentam ao sector de Saúde. Segundo o Ministro, as nomeações representam um reforço importante da capacidade institucional, tendo em vista servir melhor o cidadão.
Ussene Isse exortou aos empossados a continuarem a construir um Moçambique saudável, realçando que os cargos para os quais foram empossados têm impacto directo sobre a qualidade dos serviços prestados pelo sector de Saúde à população, pelo que cada um deve liderar com profissionalismo, ética, competência técnica e espírito inovador.


“Estamos num momento de renovação e fortalecimento das nossas equipas e na fase inicial da implementação do Programa Quinquenal do Governo, havendo, por isso, a necessidade de execução dos compromissos assumidos”, referiu.


Durante a sua intervenção, o Ministro vincou a necessidade de se trabalhar colectivamente, com uma visão centrada nas pessoas e baseada na solidariedade, resiliência, equidade e soberania, sendo que o exercício de funções de direcção e chefia, no Aparelho do Estado, exige uma postura diferenciada e exemplar dentro e fora da instituição.

Para além dos quadros do INS, foram, igualmente, empossados funcionários do Ministério da Saúde, numa cerimónia que contou com a presença de membros do Conselho Consultivo do Ministro, entre outros convidados.