Ministro da Saúde inaugura Laboratório de Saúde Pública de Gaza

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, inaugurou esta sexta-feira, 25.04, na cidade de Xai-Xai, o Laboratório de Saúde Pública de Gaza. Trata-se de uma infra-estrutura moderna, equipada com tecnologia de ponta para executar vários exames, incluindo a cultura, microscopia, serologia e testes moleculares para a caracterização genética de diversos patógenos.

O laboratório servirá de referência na província para o diagnóstico especializado e outras acções de saúde pública, incluindo o treinamento de profissionais de saúde e investigação científica.

Na ocasião, Ussene Isse referiu que a implantação do Laboratório de Saúde Publica de Gaza está enquadrada no processo de descentralização laboratorial para a nelhoria e redução do tempo de espera pelo diagnóstico de diversos patógenos, iniciada em 2020.

Com este Laboratório, Moçambique tem implantado laboratórios de saúde pública dotados de tecnologia moderna, recurso humanos com capacidade e competência para diagnostico de doenças, incluindo formação e investigação científica em todas as províncias, incluindo Maputo Cidade e província que contam com os laboratórios centrais do INS em Marracuene.

“Gaza hoje junta-se ao grupo de províncias com LSP e com isso torna-se auto-suficiente para o diagnóstico de surtos e epidemias, reduzindo, assim, a demora no tempo de resposta de surtos e epidemias e deixam de depender de Maputo”, explicou.

Segundo o ministro, o LSP de Gaza tem capacidade para testar 600 amostras por turno, e dota a província de elevada capacidade de pesquisa, avaliação da capacidade e qualidade de testagem, formação e apoio técnico, incluindo recursos humanos devidamente preparados.

“A partir desta combinação de tecnologia e técnicos, a província está melhor dotada de condições para responder a problemas de saúde pública”, frisou, apelando a comunidade e aos funcionários para conservarem a infra-estrutura.

O Secretário de Estado da província de Gaza, Jaime Neto, frisou que o LSP vai ajudar a província e “queremos encorajar o MISAU a prosseguir com estas iniciativas. Já não levaremos as nossas análises à Maputo”.

Para o Director Geral do INS, este acto vai ficar nos anais da história do Sector da Saúde por concretizar o sonho e a visão de descentralização da testagem laboratorial para todas as províncias.

Para o representante do Fundo Global no evento, Maxim Berdnikov, o LSP de Gaza não é apenas uma infra-estrutura, mas um espaço para inovação e esperança que servirá ao futuro.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Edo Stork, destacou o facto daquelas instalações laboratoriais implementarem práticas verdes, que incluem o uso de enérgia solar, uso da água do furo, entre outras que as tornam sustentáveis.

O acto de inauguração do LSP de Gaza contou com a presença de quadros do sector da Saúde do nível central e provincial, o presidente do Município de Xai-Xai, o representante da Governadora de Gaza, parceiros de cooperação, entre outros convidados.