Moçambique define acções para combate a doenças zoonóticas

O Governo, através dos ministérios da Saúde e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a USAID, realizou esta quinta-feira, 22.10, em Maputo, uma Oficina de Trabalho de priorização das actividades do projecto “One Health” (Saúde Única) em Moçambique, no âmbito da iniciativa da Global Health Security Agenda (GHSA).

As Zoonoses são microorganismos de origem animal que causam doenças em seres humanos.

A oficina, que envolveu a direção máxima e técnicos dos ministérios da Saúde; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Terra e Ambiente, Parceiros de Cooperação e de Instituições de Ensino Superior, tinha como objectivo discutir, em diferentes grupos de trabalho e de forma multissectorial, as principais acções a implementar nos próximos anos na área da saúde humana e animal.

Na abertura do evento, o Secretário Permanente do Ministério da Saúde, Zacarias Zindoga, encorajou os participantes a discutirem as melhores estratégias de combate a doenças Zoonóticas no país.

Zacarias Zindoga, Secretário Permanente do Ministério da Saúde

“Estamos confiantes que com esta iniciativa o país estará melhor preparado para enfrentar futuras ameaças de doenças Zoonóticas, incluindo pandemias”, disse, defendendo que por isso, “há grande expectativa de que as discussões sejam produtivas e que no fim da reunião sejam identificadas as principais prioridades para o país”.

Num outro desenvolvimento, Zindoga referiu que a iniciativa “One Health” vai “permitir ao Governo fortalecer as suas capacidades de prevenção, diagnóstico, tratamento e controlo de surtos, epidemia e pandemias”.

Para o Secretário Permanente do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Victor Canhemba Júnior, que encerrou as discussões, o encontro “foi muito produtivo a avaliar pelo grau de discussão e conclusões alcançadas”. Tendo, ainda, garantido que “iremos tomar em conta os resultados daqui saídos, e de forma multissectorial implementar a bem da saúde humana e animal”.

No seguimento deste encontro, a USAID irá financiar as acções sobre Zoonoses num valor estimado em 2.8 milhões de dólares, com vista ao país se preparar melhor para enfrentar os próximos surtos, epidemia e pandemias causadas por Zoonoses.

Refira-se que as Zoonoses representam um problema crescente de saúde pública a nível global, visto que cerca de 60 por cento das doenças emergentes que causam surtos, epidemias e pandemias em humanos são causadas por Zoonoses.