Moçambique destaca-se na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia

Uma delegação do Instituto Nacional de Saúde (INS) participou, nos dias 11 e 12 de Novembro corrente, na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia, evento que constitui uma plataforma crucial para o intercâmbio de conhecimentos e cooperação em saúde pública entre os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Durante o evento, a equipa do INS notabilizou-se, com a realização de apresentações de grande impacto para a CPLP.

Janet Dulá, investigadora do INS, apresentou os resultados da avaliação da satisfação de mulheres gestantes com a consulta pré-natal em Moçambique, trazendo à tona importantes percepções para a melhoria dos serviços de saúde materna.

Por sua vez, Áurea Banze, também investigadora do INS, abordado a vulnerabilidade das mulheres que injectam drogas, chamando atenção para o assunto do VIH em Moçambique, um tema relevante para a saúde pública.

Marcada por várias sessões de alto nível, a conferência teve como primeira sessão “Sistemas Nacionais de Saúde: Perspectivas da Saúde Pública”, que contou com a participação remota do Vice-ministro da Saúde moçambicano, Ilesh Jani, que destacou a constituição e as reformas estratégicas do Sistema Nacional de Saúde de Moçambique.

O Director da Divisão de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar do INS, Sérgio Chicumbe, partilhou a experiência de Moçambique na comunicação em saúde durante emergências de saúde pública, demonstrando a eficácia das estratégias adoptadas pelo país. Trata-se duma apresentação inserida na segunda sessão do evento, intitulada “Informação e Comunicação em Saúde Pública”.

Na mesma sessão, participou o Director da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Mohsin Sidat, que, por sua vez, destacou o quadro situacional e de reformas de recursos humanos para saúde no país.

A participação dos representantes de Moçambique na conferência reforçou a importância da cooperação internacional e evidenciou o papel crucial dos seus especialistas na busca por soluções inovadoras para os desafios da saúde pública.

Os participantes do evento, entre eles especialistas de renome internacional e representantes da CPLP, reafirmaram o seu compromisso com a resolução de problemas globais de saúde, alinhados com os objectivos do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP 2023-2027.