Moçambique integra grupo técnico INSPIRE Network
Moçambique acaba de se juntar ao grupo técnico INSPIRE Network, uma iniciativa do African Population and Health Research Center (Centro Africano de Pesquisa em População e Saúde), que visa construir uma rede que conecta produtores e utilizadores de dados de saúde de base populacional num ambiente multidisciplinar.
O referido ambiente deverá incluir um centro de dados acessíveis e reutilizáveis, passíveis de serem usados por investigadores e decisores políticos para responder a questões políticas importantes relacionadas a saúde pública.
A integração de Moçambique teve lugar durante a reunião anual do órgão, que decorreu de 10 a 12 de Junho corrente em Nairobi, Quénia, sob o lema “Transformando a Investigação em Saúde Populacional em África com ciência de dados”.
Durante o evento, Cremildo Manhiça, investigador do Instituto Nacional de Saúde, falou da importância da promoção do uso de dados e ciência de dados para tomada de decisões baseadas em evidências em contexto africano.
Manhiça defendeu a necessidade duma infra-estrutura robusta que permita aos cientistas africanos desenvolver soluções inovadoras, com vista à melhoria da saúde e bem-estar das comunidades.
Moçambique é o primeiro país de expressão portuguesa que se junta à ao INSPIRE Network, integrando um grupo que inclui países como Quénia, África do Sul, Uganda, Malawi, Etiópia e Burquina Faso.