Pananceia TB capacita colaboradores do INS em matérias de envolvimento comunitário
Uma equipa de colaboradores do projecto Pananceia TB, provenientes da Tanzania e África do Sul, capacitou, recentemente, 22 funcionários da Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde da Cidade de Maputo (DPCM) em matérias de envolvimento comunitário.
O pacote da formação é constituído por conteúdos teóricos e práticos, tendo como objectivo dotar os profissionais abrangidos de conhecimentos sobre o envolvimento comunitário e reforçar a visão de acabar com a tuberculose.
Segundo os formadores, a capacitação vai permitir que os funcionários abrangidos continuem a implementar as actividades nas comunidades e sejam capazes de contribuir para o bom envolvimento comunitário e para uma boa monitoria e avaliação.
Na ocasião, os participantes destacaram a importância da capacitação, defendendo a sua continuidade e seu desenvolvimento ao nível das comunidades.
Entre os tópicos abordados, destacam-se o papel da CE na investigação, engajamento das partes interessadas, princípios do GPP, práticas CE padrão, mapeamento de partes interessadas, desenvolvimento CAB e engajamento juvenil.