Simpósio discute doenças infecciosas transmitidas por animais para humanos
O Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com o Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane (CB-UEM), realizou, nesta segunda-feira (07.07), em Maputo, o Simpósio de Saúde Única. O evento enquadra-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zoonoses, celebrado anualmente a 6 de Julho.
Na ocasião, o chefe da Repartição de Prevenção e Controlo de Zoonoses no Ministério da Saúde, Francisco Guilengue, destacou que o simpósio oferece uma oportunidade importante para discutir soluções em relação a doenças infecciosas transmitidas entre animais e seres humanos.
“Este é um espaço único para discutir e partilhar com a comunidade os problemas reais que os animais representam para a saúde pública. É uma oportunidade para discutir as soluções destes problemas que afectam a comunidade em geral”, disse Guilengue.


Por sua vez, a Médica Veterinária do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, Maria João, fez saber que a instituição que representa tem desenvolvido acções com vista a reduzir o número de casos das referidas doenças.
“O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, em parceria com outras instituições do Estado, tem trabalhado para consciencializar a comunidade sobre o risco que estas doenças representam. Trabalhamos em colaboração com as rádios comunitárias na disseminação de informação acessível à comunidade, disse Maria João.
Na mesma senda, a directora do CB-UEM, Lucinda Araújo, enalteceu a realização do evento, sublinhando a necessidade de réplicas deste tipo de iniciativas.

O evento juntou investigadores nacionais, académicos, parceiros de implementação, decisores do sector da saúde, profissionais de saúde, estudantes universitários, entre outros.