Técnicos de laboratório do SNS aprimoram diagnóstico precoce do VIH-1 em menores
Um grupo de técnicos dos laboratórios de biologia molecular do Serviço Nacional de Saúde (SNS) participou, há dias, dum treinamento em matérias de Diagnóstico Precoce Infantil (DPI) e Carga Viral (CV) do HIV-1, na sua nona edição, no Instituto Nacional de Saúde (INS), em Maputo.
Com duração de cinco dias, o treino tinha o objectivo de fortalecer as competências técnicas dos profissionais da área, garantindo a melhoria contínua da qualidade das actividades realizadas nos laboratórios da rede de DPI e CV do HIV-1, para além de harmonizar procedimentos nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, assegurando a padronização e confiabilidade dos resultados laboratoriais.
Segundo a Chefe da Repartição de Biotecnologia e Genética do INS, Nália Ismael, com o aumento progressivo do número de laboratórios envolvidos na testagem em todo o país, a formação torna-se essencial para uniformizar práticas e garantir serviços eficientes aos utentes.
A fonte explica que o treinamento está estruturado em oito módulos, que abordam desde conceitos básicos sobre o HIV e PCR até às boas práticas laboratoriais, biossegurança e gestão da qualidade.
“No final do curso, espera-se que os formandos estejam capacitados para aplicar os conhecimentos adquiridos, contribuindo significativamente para a qualidade dos serviços laboratoriais prestados à população”, referiu.
Ainda segundo a fonte, o treinamento representa mais um passo na luta contra o VIH-1 no país, reforçando o compromisso do INS com a melhoria dos serviços de saúde pública e o acesso à diagnósticos precisos e confiáveis.
