Ussene Isse destaca papel das Jornadas Nacionais de Saúde no fortalecimento do SNS

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, afirma que as Jornadas Nacionais de Saúde (JNS) constituem um marco histórico no país, porque contribuem para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde e para a valorização dos profissionais do sector.

O dirigente, que falava no acto da abertura oficial da 18ª Edição das Jornadas Nacionais de Saúde (XVIII JNS), que decorre desde a última terça-feira (30), na cidade de Maputo, congratulou o Instituto Nacional de Saúde (INS) pela organização do evento, destacando que este é realizado numa altura em que o Conselho de Ministros acaba de aprovar a criação da primeira escola de saúde pública em Moçambique.

Na mesma ocasião, a Presidente do Comité Científico das XVIII JNS, Edna Viegas, fez saber que a presente edição tem o maior número de resumos científicos submetidos de toda a história do evento.

“Esta edição registou o maior número de submissão de resumos científicos de todas as edições, sendo 1.042 resumos submetidos, dos quais 789 aprovados, com destaque para Maputo Cidade, seguida de Maputo Província”, disse Viegas.

Por seu turno, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, afirmou que a organização da presente edição das jornadas foi a mais desafiadora de todas, devido a factores externos à comissão organizadora, mas que foram superados, graças à resiliência da equipa envolvida.

A primeira edição das JNS, evento que representa a principal plataforma de discussão científica no país, com o objectivo de contribuir para a melhoria da saúde da população e influenciar políticas públicas, teve lugar em 1976.

O evento, que termina no dia 03 de Outubro corrente, decorre sob o lema “Promovendo a resiliência do sistema nacional de saúde com base em evidência científica” e é composto por sessões plenárias, simpósios, sessões paralelas, apresentações mini-orais, eventos paralelos e posters.