Confirmada viabilidade de TDR-Ag de amostras nasais para testagem do SARS-CoV-2 em Moçambique
Um estudo da autoria de Nádia Sitoe concluiu que os Testes de Diagnóstico Rápido (TDR-Ag) de amostras nasais constituem alternativa viável para testagem do SARS-CoV-2 no país, sobretudo em zonas com poucos recursos.
Designado “Desempenho clínico das zaragatoas nasais Self-collected e testes rápidos de antígeno para detecção de SARS-CoV-2 em locais com poucos recursos”, o referido estudo foi realizado com o objectivo de avaliar, em Moçambique, o funcionamento da colheita de amostras nasais em ambientes com poucos recursos.
Para o efeito, foram colhidas amostras de 1498 pacientes maiores de 18 anos nos hospitais da cidade e província de Maputo, com recurso a zaragatoas nasais do tipo SteriPack.
O estudo avaliou, ainda, o desempenho clínico de três testes TDR-Ag com base em amostras nasais, entre os quais destaca-se Panbio com 400 pacientes, Covios com 1123 e LumiraDx com 696.
Por sua vez, os resultados destes testes foram comparados aos da testagem por PCR em amostras da orofaringe/nasofaringe de cada paciente.
Como resultado, a pesquisa mostrou que a possibilidade dum teste positivo ser realmente positivo nas zarogatoas nasais SteriPack é de 80.6% quando comparado com as amostras de orofaringe/nasofaringe.
Outras constatações salientes do estudo mostram boa capacidade de detecção de amostras verdadeiramente positivas em 79.7% para o teste rápido de Panbio, 59.6% para Covios e 78.0% para LumiraDx, facto que comprova a eficácia destes testes em zonas onde há escassez de recursos, com excepção do teste rápido da Covios, em virtude da sua baixa sensibilidade.
Como recomendações, o estudo aponta a utilização de procedimentos simples de diagnóstico do SARS-CoV-2 nos centros de saúde para garantir maior expansão da testagem no país.
Para além de Nádia Sitoe, a pesquisa conta com a co-autoria de Júlia Sambo; Nédio Mabunda; Neuza Nguenha; Jorfélia Chilaúle; Júlio Rafael; Anésio Macicame; Imelda Chelene; Chishamiso Mudenyanga; Jillian Sacks; Sofia Viegas; Osvaldo Loquiha e Ilesh Jani.
Link de acesso ao artigo: https://www.mdpi.com/2227-9059/10/9/2327