CISPOC capacita técnicos de Saúde em boas práticas clínicas e laboratoriais
O Centro de Investigação em Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC) capacitou, recentemente, um grupo de técnicos de Saúde em matérias de Boas Práticas Clínicas (BPCs) e Boas Práticas Laboratoriais (BPLs), com o objectivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados na área de saúde, assegurando que os procedimentos clínicos e laboratoriais sigam os padrões éticos e técnicos estabelecidos.
A capacitação consistiu em dotar os participantes de conhecimentos avançados sobre as normas e os procedimentos que garantem a qualidade e a integridade das pesquisas clínicas e laboratoriais, para além de promover a ética e a qualidade.
Os tópicos abordados incluem os fundamentos das BPCs; normas internacionais e nacionais, planeamento e execução de estudos clínicos, gestão de qualidade e monitoria de segurança; normas de qualidade para laboratórios, controlo de qualidade, validação de métodos analíticos, gestão de dados laboratoriais, entre outros.
Facilitado por especialistas na área de saúde com experiência em pesquisa clínica e laboratorial, o treino combinou a componente teórica com a prática, esperando-se que os técnicos envolvidos estejam melhor preparados para conduzir estudos clínicos e laboratoriais com alto nível de competência e integridade.
Os participantes manifestaram gratidão pela oportunidade de participação na capacitação e vincaram que o curso foi essencial para aprimorar habilidades e garantir que as suas práticas estejam alinhadas com os padrões mais elevados de qualidade e ética.
Os organizadores do treino explicam que a capacitação em BPCLs é um passo importante para a melhoria contínua dos serviços de saúde, pois a educação e implementação de padrões rigorosos eleva a qualidade das pesquisas e dos cuidados prestados aos pacientes, fortalecendo o sistema de saúde como um todo.