Conferência sobre Transdisciplinaridade para Eliminação da Cólera terá segunda edição em 2025
A promessa foi feita pelo Director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, durante a sessão de encerramento do evento, realizado em Maputo e que teve a duração de dois dias.
O dirigente afirmou que, com esta decisão, dão-se, deste modo, passos largos para tornar esta conferência uma referência global para a discussão da transdisciplinaridade no contexto da eliminação da cólera.
“Conforme menciona o nome do evento, esta é a primeira conferência, o que significa que terá continuidade. Isto para dizer que, nos dias 02 e 03 de Julho de 2025, a cidade de Maputo vai acolher a segunda edição deste evento”, elucidou.
Segundo Samo Gudo, tratando-se de uma conferência internacional, a partir de 2026, sob a coordenação do África CDC, o evento passará a ser realizado de forma aleatória em alguns países do continente.
Por sua vez, o secretário-permanente do Ministério de Saúde, Ivan Manhiça, referiu que, com a realização deste evento, “estamos a dar passos visíveis para a consolidação do entendimento de que a eliminação da cólera é uma responsabilidade coletiva”.
Sob o lema “Juntos pela Eliminação da Cólera”, o evento é organizado pelo INS e pelo Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), em colaboração com parceiros nacionais, regionais e internacionais.
Participaram do evento diversos especialistas nacionais e internacionais na resposta à cólera.