Direcção de Formação e Comunicação promove facilidade de acesso a publicações

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com os institutos cooperantes na área da saúde no país, realizou um treino, na manhã da última quinta-feira (20), visando desenhar e discutir acções conjuntas para a implementação da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).

O director de Formação e Comunicação em Saúde do INS, Rufino Gujamo, explicou que o treinamento surge da necessidade de facilitar o acesso e maior visibilidade de publicações e documentos científicos de investigadores, estudantes e público em geral na área da saúde.

“Temos trabalhos a serem desenvolvidos por diferentes instituições, entretanto o acesso a esses trabalhos tem sido reduzido, pela dispersão dos recursos. Por isso, acreditamos que a BVS seja um mecanismo que vai possibilitar uma maior visibilidade dos trabalhos”, disse.

Nas palavras do dirigente, o projecto já deveria estar em implementação, mas, devido a algumas adversidades, incluindo as limitações impostas pela Covid-19, o processo teve interrupções.

A formação tem duração de dois dias e junta bibliotecários afectos a instituições de ensino com cursos na área da saúde, que vão cooperar com o projecto de implementação da BVS, nomeadamente a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, o Instituto Superior de Ciências de Saúde e as universidades Lúrio e Zambeze.

Segundo Gujamo, espera-se que os participantes apreendam conhecimentos básicos de utilização de ferramentas em uso no âmbito do estabelecimento da iniciativa, para terem um maior envolvimento.

“Precisamos contar com o vosso engajamento para a materialização desta iniciativa, principalmente no acesso a todos os recursos existentes na área da saúde para a digitalização e inserção no sistema”, vincou.