Ilesh Jani quer proactividade e inovação dos recém-empossados

O director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, conferiu posse na manhã desta segunda-feira (24.05) a sete funcionários do quadro para exercerem cargos de chefia. Trata-se de dois membros da Comissão de Ética Pública e quatro chefes de repartição de nível central.

Para a Comissão de Ética Pública foram empossados Muari Chipeja, como presidente, e Alexandre Mulhanga, designado membro do órgão.

É a primeira vez que o INS estabelece este órgão, que tem como missão administrar situações de conflitos de interesse, prevenir conflitos, divulgar e promover os princípios e deveres éticos do servidor público dentro da instituição.

Muari Chipeja, presidente da Comissão de Ética Pública
Membro da Comissão de Ética Pública

Para o cargo de chefes de Repartição, Ilesh Jani investiu Maria Mbebe, para gerir a Repartição de Estatística, Arquivo e Cadastro; e Felissa Massimbe, para dirigir a Repartição de Planificação e Administração de Pessoal, ambos no Departamento Autónomo de Recursos Humanos.

Amina de Sousa e Vasco Muchanga, ambos do Departamento Autónomo de Administração e Finanças, foram empossados para exercerem as funções de chefes de Repartição de Administração Interna e Património e Repartição de Controlo Interno, respectivamente.

Telma Mboa, Repartição da Biblioteca Nacional de Saúde
Amina de Sousa, Repartição de Administração Interna e Património

Igualmente, foi empossada Telma Mboa, para exercer as funções de chefe da Repartição da Biblioteca Nacional de Saúde.

Na ocasião, o Director-Geral do INS apelou aos empossados a serem proactivos, inovadores e a pautarem pela colaboração multidisciplinar para o funcionamento eficiente da organização.

“Saber estar, na Administração Pública, não são só as questões relacionadas com a pontualidade e apresentação, mas também é saber implementar as vossas tarefas com proactividade, iniciativa e inovação, de maneira que a nossa instituição possa funcionar da forma mais eficiente”, vincou.

No mesmo contexto, Ilesh Jani explicou que ser chefe de repartição é uma responsabilidade, pelo que a conduta dos investidos deve ser exemplar, devendo aprender a abraçar o espírito de solidariedade colectiva da instituição, em colaboração com outros sectores.