Ilesh Jani defende aposta na Investigação, Extensão e Inovação na academia

O Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, proferiu, há dias, uma aula de sapiência por ocasião da abertura do ano académico 2021 da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o tema “Ensino, Investigação, Extensão e Inovação”.

Num evento híbrido, acompanhado maioritariamente através de plataformas virtuais pela comunidade académica, em respeito às medidas de prevenção da Covid-19, Ilesh Jani conduziu a aula, buscando responder se “Poderá a academia encontrar oportunidades na crise”, como pergunta de partida.

Olhando para a peste negra, gripe H1N1 e Ébola, crises que, ao seu ver, trouxeram transformações que as universidades, em particular, deveriam tirar proveito, o dirigente defendeu a necessidade de a academia apostar na Investigação, Extensão e Inovação, como forma de fazer face aos desafios impostos pelas pandemias, como é o caso da Covid-19, que assola o mundo desde Dezembro de 2019.

“As crises causadas por eventos de saúde pública, assim como as crises de natureza diferente, geram um impacto negativo na sociedade, mas estas crises também originam transformações que provêm da necessidade de melhorar a qualidade de vida das comunidades”, disse.

Reconhecendo os impactos da Covid-19 no Ensino Superior, Ilesh Jani deu exemplo de vários sectores socioeconómicos que precisaram se ajustar a novas realidades e exortou as academias a tirarem proveito do “Novo normal”.

O dirigente do INS apontou, ainda, que as universidades que mais sofrem com os impactos da pandemia são aquelas que dependem de propinas dos estudantes, para funcionarem. Por essa razão, Jani vinca que a aposta nas áreas de Investigação, Extensão e Inovação atrai financiamentos externos, o que pode reduzir a dependência em relação às propinas.

A presença do Director-geral do INS no Centro Cultural Universitário da UEM, local que acolheu o evento em referência, insere-se no convite formulado pelo reitor da UEM, Orlando Quilambo.