É preciso planear infra-estruturas de saúde com maior segurança energética e adaptação climática – Damiano Borgogno, Especialista do PNUD
Damiano Borgogno, especialista de clima e natureza no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de São Tomé e Príncipe, defende o planeamento de infra-estruturas de saúde com maior segurança energética e adaptação climática.
Na mesma senda, Borgogno sugere a avaliação de riscos e projecções climáticas, normas de design resilientes ao clima, medidas adaptativas na construção, engajamento da comunidade e análise de custos no planeamento das infra-estruturas.
O especialista fez a exortação durante a Conferência sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde, que decorre no seu segundo e último dia hoje (03.11), numa sessão que discutiu em torno do tema “Tecnologias e infra-estruturas inovadoras para construir um sector de Saúde resiliente ao clima”. Na ocasião, ele vincou que o sector da Saúde deve estar preparado para lidar com eventos climáticos extremos.
A conferência junta diversos especialistas nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e saúde.