Estudo identifica frequente agente causador da diarreia aguda em crianças

Uma pesquisa da autoria de Lena Coutinho, investigadora do Instituto Nacional de Saúde aponta a bactéria Escherichia Coli (E.coli) como frequente agente causador da diarreia aguda no país, em crianças menores de 15 anos.

Designado “Caracterização molecular de Escherichia Coli diarreiogênica isoladas de crianças com diarreia: um estudo transversal em quatro províncias de Moçambique”, o estudo baseado na vigilância hospitalar de diarreias agudas tinha por finalidade analisar a frequência dos tipos de E.coli em crianças com idade inferior a 15 anos nas províncias de Maputo, Sofala, Zambézia e Nampula.

Paralelamente, o referido estudo pretendia, ainda, testar a capacidade de acção de determinados medicamentos no combate à bactéria dentro do organismo humano.

Para o efeito, foram testadas 723 amostras, das quais 262 revelaram-se positivas para o agente Escherichia coli. Ademais, o E.coli enteroagregeactiva (EAEC) mostrou-se mais frequente nas quatro províncias selecionadas para o estudo, com 66.3 por cento de positividade, contra 15.8 de E. coli enteropatogênica, 13.9 de E.coli enterotoxigênica e quatro de E. coli enteroinvasora.

Relativamente a resistência aos antibióticos, as constatações mais salientes do estudo indicam uma baixa capacidade de tratamento por ampicilina e tetraciclina (antibióticos frequentemente usados no Serviço Nacional de Saúde para tratamento de bactérias).

Como principal recomendação, o estudo aponta a necessidade de garantir o uso correcto de antibióticos para reduzir o aumento de casos de resistência no país e o seguimento de orientações nacionais para o tratamento de diarreia.

O estudo conta com a co-autoria de Paola Chiani; Valeria Michelacci; Elisa Taviani; Adilson Bauhofer; Assucênio Chissaque; Idalécia Cossa; Júlia Sambo; Jorfélia Chilaúle; Esperança Guimarães; Judite Salência; Marta Cassocera; Diocreciano Bero; José Langa e Nilsa de Deus.

Os dados desta pesquisa foram publicados no International Journal of Infections Diseases. O artigo pode ser encontrado no seguinte website: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35489634/