Governo e África CDC lançam plataforma de verificação de resultados de testes da Covid-19 para viagens

O Governo de Moçambique, em parceria com o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), lançaram, na manhã desta quinta-feira, na cidade de Maputo, a plataforma para a confirmação e verificação digital dos resultados de testes da Covid-19 para viagem, designado Trusted Travel.

Trata-se de uma iniciativa tecnológica que vai apoiar os Estados membros da União Africana a harmonizar e melhorar o sistema de rastreio de doenças endémicas, assim como a verificar a autenticidade dos resultados dos testes da COVID-19, com base na colaboração entre laboratórios, autoridades de saúde, migratórias e companhias aéreas.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que dirigiu a cerimónia, garantiu que a segurança, fiabilidade e qualidade dos laudos de testagem do SARS-CoV-2, incluindo a detecção de laudos falsos, estão asseguradas, com a introdução desta ferramenta. O dirigente esclareceu que apenas os laboratórios integrados nessa plataforma e que passarem por auditorias e certificações rigorosas é que poderão emitir laudos de testagem da Covid-19 para efeitos de viagem.

Na mesma ocasião, a Directora de Laboratórios de Saúde Pública do Instituto Nacional de Saúde, Sofia Viegas, disse que o Trusted Travel irá fortalecer a capacidade do país de verificar e autenticar os resultados dos testes da Covid-19, o que vai acelerar o processo dos movimentos migratórios de entrada e saída no país.

Até ao momento, 14 países africanos aderiram à plataforma e 70 mil laboratórios, dos quais 1.200 africanos, estão cadastrados.

A plataforma Trusted Travel passa a ser o meio preferencial para a confirmação dos laudos de testagem da Covid-19 para passageiros que desejam entrar em Moçambique ou sair.