Capacidade técnico-cientifica do Serviço Nacional de Saúde Reforçada com médicos especialistas

Sete profissionais de Saúde, dos quais médicos e médicos dentistas, obtiveram o grau de especialista em Saúde Pública para o reforço da capacidade técnico-científica do Serviço Nacional de Saúde face aos actuas desafios.

O acto de defesa do título, que decorreu nos dias 16 e 17 do corrente mês no Mistério da Saúde (MISAU), foi organizado pelo Colégio de Especialidade da Ordem dos Médicos de Moçambique, em coordenação com o MISAU e o Instituto Nacional de Saúde (INS).

Os graduados realizaram exame oral, através da apresentação de trabalhos de investigação e de curriculum vitae, acto sucedido por sessões de análise e discussão, levadas a cabo por um quadro de júri de avaliação, constituído pelo secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA, Francisco Mbofana, como presidente, Célia Gonçalves (primeiro vogal) e Leonardo Chavane (segundo vogal),

Na ocasião, o Director Nacional para a Área de Formação e Comunicação em Saúde do INS, Rufino Gujamo, para além de felicitar os graduados pela conclusão do curso, apelou-os ao exercício contínuo do aprendizado.

“Estou certo de que terminaram a formação e foram aprovados hoje, contudo o processo de formação vai continuar ao longo do exercício das vossas actividades”, disse.

Leonardo Chavane, representante do Colégio de Saúde Pública, afirmou ser uma alegria enorme contribuir no processo de fortalecimento da Saúde Pública no país, pois o objectivo do órgão que representa é impactar no processo de gestão e na melhoria do estado de saúde da população moçambicana. Falando em representação dos graduados, Rosimina Ismael, candidata com a melhor classificação (15 valores), prometeu melhorar, cada vez mais, a sua actuação, através da aplicação dos conhecimentos absorvidos durante a formação na resposta aos desafios actuais que ameaçam a saúde pública no país.