Ilesh Jani reconhecido pelo seu contributo na área de vacinação pela OMS

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, foi reconhecido, recentemente, em Genebra, na Suíça, pelo Director-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, durante a despedida dos membros do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE), principal órgão conselheiro da direcção do OMS.

Ilesh Jani ganhou reconhecimento pela sua contribuição na área de febre tifóide e da vacina contra pólio, tendo o SAGE emitido uma recomendação para a OMS em 2017, no sentido de usar uma nova vacina contra a doença.

O dirigente liderou o grupo que realizou a avaliação de toda a evidência científica sobre a nova vacina, que possui uma eficácia maior do que as anteriores. Ainda enquanto membro deste conjunto, Jani fez a revisão de evidência científica que levou à recomendação do uso de uma nova vacina contra a pólio tipo 2.

Trata-se de uma vacina mais estável, geneticamente modificada, fabricada usando biotecnologia moderna, que introduziu uma nova arma no combate à doença. Aliás, foi a primeira vacina que seguiu a aprovação via lista de emergência da OMS.

Igualmente, Jani contribuiu para a mudança do modo de vacinação contra a pólio, de injectável para a vacinação oral, procedimento seguido até aos dias de hoje.

Ilesh Jani, DG do INS e Tedros Adhanom, Director-Geral da OMS

Segundo Ilesh Jani, de 2015 a 2022, as principais questões discutidas e recomendadas pelo SAGE contribuíram para importantes decisões na saúde a nível global, nomeadamente a aprovação da vacina contra a malária em 2021 e uma série de vacinas contra a COVID-19.

Relativamente à pandemia da COVID-19, todas as vacinas usadas a nível global passaram pelo SAGE, tendo o órgão emitido recomendações sobre cada um dos imunizantes, incluindo o uso de doses de reforço e a sua priorização.

Ainda, durante o mandato do dirigente do INS, foi aprovada a Estratégia de Imunização 2030, documento que orienta todos os países do mundo sobre como encarar a imunização para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, e a Matriz de Ética Sobre Uso da Imunização e a sua Priorização, que foi útil na priorização da vacinação contra COVID-19.

O SAGE foi estabelecido em 1999. É o principal conselheiro sobre políticas e estratégias globais em matérias de vacinação e imunização, constituído por um total de 15 membros de todos os continentes, com mandato renovável de três anos.

Ilesh Jani faz parte do SAGE desde 2015 e, junto de outros quatro membros do órgão, poderá cessar funções no dia 31 de Dezembro do ano em curso.