INS expande capacidade de sequenciamento do SARS-Cov-2 para Laboratório de Saúde Pública de Sofala
Três técnicos do Laboratório de Saúde Pública (LSP) de Sofala foram treinados, há dias, em matérias de sequenciamento genético do SARS-CoV-2. Trata-se de um treino inserido no plano do Instituto Nacional de Saúde (INS) de instalar capacidade de diagnóstico especializado de diferentes patógenos e análise de bio-informática avançada ao nível das províncias para melhor responder aos actuais desafios de saúde pública no país.
Embora o foco da capacitação tenha sido o sequenciamento do SARS-CoV-2, a tecnologia instalada está aberta para o sequenciamento de outros agentes etiológicos, tal como é o caso do HIV no contexto da resistência ao tratamento antirretroviral e diagnóstico de outras doenças.
Com a referida tecnologia e capacitação, o LSP de Sofala aumenta o seu leque de serviços laboratoriais e torna-se no primeiro laboratório de saúde pública do país com capacidade para sequenciamento genético.
Como resultado do treinamento, espera-se que os técnicos apliquem os novos conhecimentos adquiridos para responder às necessidades de diagnóstico no contexto clínico, de surtos, epidemias, emergências de saúde pública e pesquisa em Moçambique.