INS participa do Programa de Desenvolvimento de Capacidade dos institutos de saúde pública

Membros do corpo directivo do Instituto Nacional de Saúde (INS) participam, desde a manhã desta terça-feira (31.05), na cidade de Maputo, de um workshop sobre o Programa de Desenvolvimento de Capacidade (Capacity Development Program), realizado com o objectivo de trabalhar na elaboração de um projecto de desenvolvimento de capacidades para o fortalecimento de instituições de saúde pública em Moçambique, Tanzania e Zimbabwe.

Com duração de três dias ininterruptos, o workshop é organizado pela Agência Suéca de Saúde Pública (Public Health Agency of Sweden – PHAS) da Suécia e pelo INS, afigurando-se como primeira oportunidade de encontro para os parceiros darem um grande passo à frente em direcção ao desenvolvimento do programa conjunto para o repectivo desenvolvimento de capacidades.

A representante da PHAS, Charlotta Nilsson, procedeu à apresentação do programa. Na ocasião, partilhou a nota conceptual, explicando que o workshop visa definir as necessidades transversais de desenvolvimento de capacidade entre os parceiros em cada área temática e listar as actividades dentro do respectivo pacote de área temática.

Por sua vez, o Director-Geral-Adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, fez a apresentação da instituição que dirige. Ele explicou que o INS foi criado no período colonial, subordinado ao Ministério da Saúde, tendo se tornado numa instituição autónoma em 2017 e inaugurado o edifício sede em Junho de 2018, em Marracuene, província de Maputo.

Samo Gudo assinalou que a instituição cresceu, tendo, actualmente, quatro direcções e três delegações nas províncias de Sofala, Nampula e Maputo. Aliás, o dirigente revelou que, ainda neste ano, igual número de delegações provinciais deverá entrar em funcionamento.

Na mesma senda, o dirigente passou em revista os programas correntes na instituição, as áreas de actuação, actividades recém-realizadas e a situação da formação dos colaboradores da instituição.

A consolidação da estrutura da organização, implementação integral do programa científico estabelecido pela Estratégia Científica e o desenvolvimento de estratégia de atracção, treinamento e retenção de talentos são parte dos passos seguintes a serem dados pelo INS, segundo Samo Gudo.

Na manhã deste primeiro dia do evento, os participantes tiveram várias sessões de interacção, nas quais procederam à apresentação mútua e trocaram experiências profissionais.