INS reforça equipa de biossegurança
– Insta Director-geral
O Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, conferiu posse, há dias, doze membros do Comité Institucional de Biossegurança, uma unidade institucional que tem a função de velar pelo cumprimento das medidas de biossegurança em todas as actividades técnico-científicas da instituição.
Trata-se de Ângelo do Rosário Augusto, empossado como presidente do órgão, Amélia Chirindza, Amina de Sousa, Diocresiano Bero, Eulália Buque, Hamida Ismael, Isabel Mahumane, Judite Monteiro, Paulo Arnaldo, Salomão Sitoe, Sérgio Mahumane e Tatiana Marrufo.
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Na mesma ocasião, o director-geral do INS empossou outros funcionários para exercerem as funções de chefia e confiança, nomeadamente a Carla Madeira para dirigir o Departamento de Serviços Laboratoriais de Referência em Saúde Pública; António Júnior exercer a função de chefe de Repartição, Gestão e Desenvolvimento de Investigação em Saúde, na direcção de saúde e Bem-estar em Saúde. Casimiro Sitoe, Muari Chipeja e Rabia Fumo foram empossados para chefiarem as repartições de Estudos, Planificação e Cooperação; Finanças e Secretária-geral respectivamente, no Departamento Autónomo de Finanças.
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Dirigendo-se aos membros empossados para o Comité Institucional de Biossegurança, Ileshi Jani apontou a necessidade de o órgão se reunir regularmente para coordenar a melhor forma de velar pela biossegurança e bioprotecção no INS, nas delegações e nas áreas de actuação.
“O Instituto Nacional de Saúde tem três delegações já em funcionamento, nomeadamente na cidade de Maputo, províncias de Sofala e Nampula. Esta semana, foi aprovada a criação da Delegação do INS na província de Cabo Delgado. Portanto, este comité deve velar pela biossegurança também neste contexto das delegações”, precisou.
Na mesma senda, o dirigente recomendou a todos os presentes, nomeadamente os chefes de Departamento e Repartições a conhecerem a estrutura e os instrumentos legais de organização em funcionamento do INS para a melhor colaboração das várias estruturas da instituição, bem como estabelecer um melhor ambiente de trabalho e colaboração com os demais colegas. (X)