INS capacita profissionais, académicos e investigadores de saúde em análise de dados

O Instituto Nacional de Saúde (INS) formou de 07 a 11 do corrente mês na cidade de Nampula, profissionais, académicos e investigadores de saúde em análise de dados em saúde, visando dotá-los de técnicas de conversão de dados de pesquisas, inquéritos e vigilância de doenças em informação, para auxiliar na geração de evidências.

A formação tem como designação “Curso Inicial de Análise de Dados em Saúde” e juntou 27 participantes oriundos das províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula.

Durante a sessão de abertura, o delegado provincial do INS em Nampula, Américo Barata, disse tratar-se duma alavanca para a geração de uma task force (força-tarefa)de análise de dados de saúde a nível da região norte do país, com o objectivo de contribuir para a tomada de decisões.

Na ocasião, Barata apelou maior responsabilidade e participação activa aos formandos, tendo estes sido selecionados num universo de mais de uma centena de candidatos.

Iniciativas similares estão programadas para as províncias de Sofala e Maputo ainda no mês em curso e em de Julho, respectivamente.