INS representado no XIV Simpósio Africano de Rotavírus

O pesquisador do Instituto Nacional de Saúde (INS) Assucênio Chissaque participou, em Novembro último, na XIV Conferência Africana sobre Rotavírus em Abuja, na Nigéria. Trata-se de um evento organizado pela Rede Africana de Rotavírus (AfrRN), com o principal objectivo de discutir resultados de pesquisas, com vista à definição da agenda global para a investigação e prevenção da infecção pelo rotavírus.

O tema do simpósio, que reuniu vários pesquisadores de diferentes países, especialistas em doenças diarreicas, particularmente para o rotavírus, foi “Controlo da gastroenterite por rotavírus em África: vacinação e vigilância como base de uma abordagem integrada.

Durante o evento, Chissaque apresentou uma pesquisa intitulada “Análise de impacto e custo-efetividade da vacina contra rotavírus em Moçambique”, através da qual fez saber que, durante os primeiros 5 anos (2016-2020), após a sua introdução no país, a vacina ROTARIX pôde prevenir 4.628 mortes e contribuiu para que fossem evitados gastos em cerca de 3,1 milhões de dólares com o tratamento do câncer do colo do útero.

“De 2021 a 2030, a ROTARIX, ROTAVAC e ROTASIIL têm potencial para prevenir 9.000 mortes e evitar gastos de 7,8 milhões de dólares em custos de saúde. Portanto, com o apoio da Gavi, a ROTARIX continua a ser o produto com melhor relação custo-benefício, com impacto substancial em Moçambique”, disse.

O pesquisador explicou, porém, que, se o país não se beneficiasse do financiamento da Gavi e tivesse que custear as despesas de vacinação por completo, a ROTASIIL seria a melhor alternativa no período analisado.

No mesmo contexto, Assucênio Chissaque falou da necessidade de a escolha do produto vacinal ser, continuamente, reavaliada à medida que surgem mais evidências sobre os seus preços, custos

do sistema de saúde, taxas de desperdício e impactos relativos na saúde e à medida em que o país transita para as fases seguintes do apoio da Gavi, de forma a garantir que os resultados sejam aplicáveis à realidade moçambicana no contexto dos dados existentes.