1. São funções da Repartição de Gestão de Dados e Tecnologias de Informação e Comunicação:

  • Apoiar aos investigadores e técnicos no que concerne a recolha, digitação e gestão de dados;
  • Apoiar aos investigadores e técnicos do INS na criação e manutenção de bases de dados;
  • Mapear, padronizar e gerir bases de dados institucionais e aqueles partilhados por outras instituições, observando os respectivos acordos de partilha;
  • Implementar sistemas de gestão de qualidade para o uso de dados a nível do INS;
  • Assegurar a criação e implementação de normas e procedimentos para o uso e partilha de dados;
  • Estabelecer e manter uma infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação para a rede de dados a nível do INS;
  • Garantir suporte técnico aos funcionários do INS na área de informática;
  • Efectuar a manutenção preventiva e correctiva dos equipamentos informáticos;
  • Assegurar a conectividade da internet e a segurança para as diferentes actividades relativas a rede de computadores do INS;
  • Definir e implementar normas e procedimentos para aquisição de equipamentos informáticos a nível do INS;
  • Coordenar e apoiar na criação e implementação de sistemas de gestão de dados e infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação a nível das representações locais do INS;
  • Treinar os técnicos e funcionários do INS em matérias ligadas ao uso de equipamentos informáticos;
  • Realizar outras actividades que lhe sejam superiormente determinadas.

2. A Repartição de Gestão de Dados e Tecnologias de Informação e Comunicação é dirigida por um Chefe de Repartição Central.